Members

Europlanet Society

Facilities

Ground Based Telescopes

Networking

Hub Activities

Amateur

Community

Planetary Sciences

in Spain and Portugal

Join

Europlanet Society

Professional

Community

Space

Exploration

Scientific

Conferences

Outreach

Activities


De 2 a 5 de junho de 2023, realizou-se um workshop presencial no Observatorio Astronómico de Calar Alto, organizado e pago pela Europlanet, sobre a utilização e observação através dos telescópios da Rede Europlanet e, especificamente neste caso, com a 1,23 m de Calar Alto. O objetivo fundamental do workshop, orientado por Ricardo Hueso e Itziar Gárate (UPV/EHU), tem sido o de familiarizar os participantes com o funcionamento deste telescópio, e a instrumentação a ele associada, de forma a facilitar o acesso a estes recursos do Europlanet Telescope Network pela comunidade amadora.

 
 1.23 m telescope (Calar Alto)    3.5 m telescope (Calar Alto)

 

Os participantes no workshop, num total de 16 amadores (Espanha e Portugal) selecionados com a colaboração do Hub Ibérico da Europlanet Society entre amadores relevantes nas ciências planetárias, partilharam experiências e puderam fazer observações em duas janelas temporais com um total de 4,5 horas que o céu claro permitiu durante esses dias.

Os objetos de observação, dois cometas e vários asteróides, foram previamente selecionados com base no seu interesse astrométrico e outras condições particulares inerentes a eles.

      

programa do workshop incluiu uma sessão diurna na Europlanet Telescope Network, mas a maioria das atividades foram realizadas durante as noites desses dias com observações e práticas com o telescópio de 1,23 m e a câmera Andor iKon-XL 230, instalada alguns dias antes e que ainda não havia sido caracterizado, algo que poderia ser feito em grande parte no decorrer da oficina.

     

 

     

 


Os nossos amigos da astronomia amadora em Portugal celebram a sua "7ª Concentração de Telescópios" nos dias 28 e 29 de maio. Há já algum tempo, e com o objectivo de estreitar os laços, temos falado em desenvolver actividades conjuntas e nelas participar como um único grupo ibérico. Esta é uma boa oportunidade para fortalecer esse tipo de relacionamento sob o céu e promover o conhecimento e a convivência entre os astrônomos.

Além das palestras e atividades culturais programadas, o ponto forte do encontro é a concentração de telescópios, por isso é uma excelente oportunidade para participar com suas próprias equipes. Também estão programadas oficinas de observação solar, fotometria, colimação de telescópios e uma feira de materiais usados.

Estas Conferências têm o reconhecimento do CON português da IAU.

Nesta edição, uma parte do programa está reservada às associações espanholas (Associação Astronômica de Plasencia (Mintaka), Astróbriga de Ciudad Rodrigo e OSAE de Salamanca), além da própria Federação.

Site - Programa

 


 


Planetary Virtual Observatory and Laboratory
Base de datos de imágenes planetarias gestionada por el Grupo de ciencias Planetarias (UPV-EHU)
http://pvol2.ehu.eus/pvol2/

Sociedad de Observadores de Meteoros y Cometas de España
https://www.somyce.org/

Observadores Cometas
Grupo de Yahoo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
http://www.observadores-cometas.com/index.htm

Red de Investigación sobre Bólidos y Meteoritos
http://www.spmn.uji.es/
 
Red de Detección de Bólidos y Meteoros de la Universidad de Málaga y la Sociedad Malagueña de Astronomía.