Join

Europlanet Society

Members

Europlanet Society

Facilities

Ground Based Telescopes

Industry

& Stakeholders

Professional

Community

Scientific

Conferences

Amateur

Community

Panetary Sciences

in Spain and Portugal

Networking

Hub Activities

Space

Exploration


Europlanet 2024 Research Infrastructure (RI)

A Infraestrutura de Pesquisa Europlanet 2024 (RI) fornece acesso gratuito à maior coleção do mundo de análises planetárias e instalações de simulação, ferramentas e serviços de dados, uma rede de observação da Terra e um programa de atividades de apoio comunitário.

O projeto é financiado através do programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia e tem duração de quatro anos de fevereiro de 2020 a janeiro de 2024. O consórcio Europlanet 2024 RI é liderado pela Universidade de Kent, Reino Unido, e tem 53 instituições beneficiárias em 21 países da Europa. no mundo, com mais 44 parceiros afiliados. O projeto conta com os recursos da Europlanet Society para divulgar atividades e resultados e desenvolver uma comunidade de usuários mais diversificada.

Ofertas Europlanet 2024 RI:

  • Acesso transnacional a 24 laboratórios na Europa e cinco locais de campo.
  • Acesso virtual a serviços e ferramentas.
  • Atividades de rede para apoiar a comunidade e fornecer observações de resposta rápida para apoiar missões planetárias.

 

 

 
     
VESPA é um Observatório Virtual (VO) para ciências do Sistema Solar, adaptando técnicas VO padrão e desenvolvendo novas ferramentas e padrões projetados especificamente para dados de ciências planetárias.   PVOL significa Observatório e Laboratório Virtual Planetário e é um banco de dados pesquisável de observações terrestres de planetas do sistema solar. As imagens estão disponíveis por astrônomos amadores e são utilizadas para fins de pesquisa por várias equipes profissionais e amadores e para a popularização da astronomia.

 


 


As observações baseadas na Terra desempenham um papel importante no estudo de planetas, asteróides e cometas. Muitos alvos científicos planetários são relativamente próximos e brilhantes em comparação com outros alvos astronômicos, mas o resultado científico de sua observação requer monitoramento de longo prazo (por exemplo, atividade atmosférica de planetas no sistema solar) ou sincronização. muito preciso, (por exemplo, asteróides e cometas). Esta combinação de características produz um conjunto único de desafios, pois importa tanto onde na Terra é observada e precisamente quando. No entanto, telescópios relativamente pequenos podem produzir ciência de classe mundial.

Europlanet 2024 RI organiza a cooperação de uma rede de pequenos telescópios para facilitar e coordenar campanhas de observação relacionadas com diferentes tópicos da ciência planetária. Ele alertará as instalações apropriadas sobre as oportunidades e garantirá que observadores adequadamente treinados estejam disponíveis.

Os principais objetivos desta campanha são:

  • Coordene uma rede de pequenas instalações de telescópio (diâmetros de telescópio em torno de 0,6-1,7 m) para reagir de forma rápida e eficaz aos alertas de observação.
  • Coordenar campanhas de observação profissional e amadora de longo prazo e observações temporais de objetos do Sistema Solar, ampliando a participação de astrônomos amadores na ciência planetária.
  • Treine e apóie astrônomos amadores e integre-os à comunidade científica planetária.
  • Garantir que os dados de observação de pequenas instalações de telescópio estejam disponíveis através do VESPA.
  • Integrar a rede às atividades da Europlanet 2024 RI, da Europlanet Society e da comunidade mais ampla de ciências planetárias na Europa e além.

programa 'Acesso a Telescópios' está vinculado à Astronomia do Sistema Solar (excluindo física solar) mais exoplanetas e contempla a participação de grupos que normalmente não têm acesso a estes telescópios, como astrônomos amadores e alunos de doutorado, sem minando usuários mais experientes. O sistema de candidatura será anónimo, (os avaliadores não saberão quem está a solicitar o tempo, apenas a sua proposta), e será feito pelo método simplificado, facilitando assim a participação dos amadores.

-- Formulário de Solicitação.   O prazo para apresentação das candidaturas vai de 1 de junho de 2020 a 30 de junho de 2023. Mais informações sobre os processos de avaliação e seleção de propostas, aquí.

A Europlanet não participará no processo de seleção de propostas ou obtenção de tempo de observação, mas providenciará fundos para poder assistir às observações, bem como arcar com os custos associados ao tempo de observação. Se nem todas as aplicações puderem ser suportadas, aquelas que tenham conexões com a comunidade profissional e / ou representem novas colaborações entre grupos amadores serão promovidas.

Do Nodo Ibérico da Europlanet, (Espanha e Portugal), queremos promover a participação da comunidade ibérica. Se necessitar de ajuda para orientar ideias ou facilitar colaborações, pode contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., do Nodo Ibérico, ou também Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. da Direcção Executiva, ou por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Entre os telescópios disponíveis, (mais de vinte aos quais outros serão acrescentados), estão o 1,2 m de Calar Alto, o IAC80, os telescópios do Observatório Las Cumbres, incluindo o de 2,0 m, o dinamarquês a 1,54 m de La Silla (Chile), e muitos outros da Europa Central e Oriental.



Atualmente, esta rede fornece acesso a 16 diferentes instalações de telescópio distribuídas em todo o mundo, com telescópios até 2 metros de diâmetro, 14 dos quais são robóticos ou prestam serviços de observação, e continuam a operar apesar da Covid-19. As propostas são convidadas com qualquer assunto muito relacionado com o sistema solar ou observações de exoplaneta. Propostas curtas (máximo de 3 páginas) e podem ser enviadas a qualquer momento; As decisões de financiamento são feita de forma baseintal.

Mais detalhes sobre a chamada e sobre como solicitar podem ser encontrados no site de chamadas [https://bit.ly/2br5ldt]; Nossa tabela de telescópios [https://bit.ly/31zypa1] tem uma ampla gama de informações e informações de contato em todas as instalações da rede. Para solicitar, entre em contato com as instalações correspondentes primeiro, concordar com o tempo da observação e depois enviar sua proposta de financiamento. Se você tiver mais dúvidas sobre a chamada ou se estiver interessado em organizar uma campanha de observação coordenada que deseja usar a rede Europlanet Telescope, entre em contato com Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As propostas também são convidadas a apoiar workshops sobre qualquer tópico relacionado à ciência planetária observacional. A Europlanet está especialmente disposta a apoiar reuniões que reúnem os astrônomos profissionais e amadores, e / ou em observações que apoiam missões espaciais, mas todas as questões relevantes serão consideradas. Entre em contato com Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para propor ideias ou para mais informações.


 


Location / Institution  Group / Contact   Description / Resources / Missions ...

 
 
Alicante        

 

 

Ciencias Planetarias

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Internal structure and impact processes in asteroids

Missions: Hera-Dart

Others projects: CFEPS, NEO-MAPP

Barcelona        

 

Meteoritos, asteroides, cometas y ciencias planetarias

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Meteorites, Asteroids, Comets and Planetary Sciences

Infrastructure: Laboratory

Missions: Hera-Dart, Stardust, Hayabusa

Others projects: Red de Bólidos SPMN-FRIPON

         
 

Instituto de Técnicas Energéticas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Meteorite Sample Analysis Laboratory

Infrastructure: Laboratory

         
 

Micro y Nanotecnologías

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Instrumentation development

Infrastructure: Instrumentation

Missions: MSL/REMS, Insight-TWINS, Mars2020/MEDA, LISA

Others projects: Europlanet, MiniPINS (ESA)

 

Bilbao        

 

Grupo de Ciencias Planetarias

Agustín Sánchez Lavega

 

Atmospheres of planets and exoplanets

Missions: Mars Express/VMC, Venus Express/VMC/VIRTIS, JUICE/JANUS/MAJIS, JUNO, Cassini-Huyges, Mars2020/MEDA/SuperCam e Insight

Observatories-Instruments: PlanetCam, PlanetCam-NIR

Others projects: Europlanet, Aula Espazio Gela

 

 

 

Departamento de Química Analítica

Juan Manuel Madariaga

 

Meteorites and materials / instruments for space missions

Infrastructure: Laboratory

Missions: ExoMars/RLS, Mars2020/SuperCam

 

Coimbra        

 

 

Celestial Mechanics

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Solar System Dynamics, Exoplanets, dynamical Systems, Planetary Physics, Tidal effects

 

 

 

Solar System minor bodies, planetary geology

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Planetary geology of minor bodies of Solar System: Kuiper Belt, TNO, comets, NEOS, etc

Granada        

 

Atmósferas Planetarias Terrestres

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Atmospheres of Earth, Mars, Venus, Titan and exoplanets

Missions: TGO/NOMAD, TMED/SABER, Envisat/MIPAS

Observatories-Instruments: SATI, MIMA

Others projects: Europlanet, UPWARDS

 

 

Cuerpos Menores del Sistema Solar

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Asteroids, comets, trans-Neptunian objects, ...

Missions: Rosetta/OSIRIS/GIADA, Comet Interceptor

Observatories-Instruments: ESBO

Others projects: NEOS

 

 

Física Solar

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Heliophysics and solar magnetosphere

Missions: Solar Orbiter/PHI

Observatories-Instruments: EST, SUNRISE/IMaX+

 

 

Plasmas en Atmósferas Planetarias

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Lightning and transient electric discharges in the atmosphere and in the laboratory

Infrastructure: Laboratory

Missions: ISS/ASIM, ISS/TARANIS

Observatories-Instruments: GRASSP, GALIUS, ORISON

 

 

Planetas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Giant planets, Titan, Mercury, comets

Infrastructure: Instrumentation

Missions: Bepi/BELA, JUICE/GALA/JANUS, Comet Interceptor/CoCa/MANIAC/EnVisS/OPIC, EnVision/VenSpec

 

 

Laboratorio de Polvo Cósmico

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Mineral dust and aerosols in atmospheres and comets

Infrastructure: Laboratory

Missions: Comet Interceptor/EnVisS

 

 

Unidad de Desarrollo Instrumental y Tecnológico

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Instrumentation, electronics, mechanics, optics, software, ...

Infrastructure: Instrumentation

Missions: TGO/NOMAD, Solar Orbiter/PHI

Observatories-Instruments: CARMENES, GRASSP, MEGARA, PANIC, Sunrise/IMAX

 

 

Meteoroides, Meteoritos y Cuerpos Menores

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Meteoroids, meteorites, and minor bodies

Missions: Lumio

Others projects: SMART, MIDAS, P3NEO-I

Lisboa        

 

 

Astrobiology

Zita Martins

 

Astrobiology, Cosmochemistry, organic matter in meteorites, comets and asteroids 

Infrastucture: Laboratory

Missions: Hayabusa.2

 

Madrid        

 

Biología Molecular

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Microbiology and Astrobiology

Missions: Mars Express

 

 

Geodinámica Planetaria

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Thermal and tectonic surface structure of planets and moons

Missions: Insight, Envision

Others projects: UPWARDS, AMARTE

 

 

Astronomía y Geodesia

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Optimization of orbits of space missions

Missions: MetNET-Meiga

 

 

Cálculo Fraccionario y Atmósfera de Marte

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Modeling and simulation of fractional calculation and atmosphere of Mars

Missions: MetNET-Meiga, Mars Express/Marsis, ...

 

Arquitectura de Sistemas Distribuidos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Data computing systems

Missions: Mars Express/MARSIS/SPICAM, ExoMars TGO, ExoMars 2022

Others projects: INTIME

 

 

Geofísica Planetaria

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Martian surface, atmosphere and ionosphere

Missions: Mars Express/MARSIS/HRSC, ...

 

 

 

Estrellas frías y exoplanetas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Characterization of cold stars and exoplanets, spectroscopy

Missions: Kepler, K2, TESS, Gaia

Observatories-Instruments: CARMENES

 

Instituto de Geociencias

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Meteorite Research, Planetary Geosciences, Astrobiology

Missions: ExoMars, Mars2020, MSL

 

 

Joint Center for Ultraviolet Astronomy (JCUVA)

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Ultraviolet study of planets and exoplanets

Infrastructure: Instrumentation

Missions: WSO-UV Space Telescope

 

 

 

Área de Geología

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Planetary geology and astrobiology on terrestrial planets

 

 

 

 

Instituto Universitario de Microgravedad

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Development of space technology and instrumentation

Infrastructure: Instrumentation

Missions: ExoMars TGO/NOMAD, Rosetta/OSIRIS; Solar Orbiter/PHI, EPD; ARIEL

Observatories-Instruments: SUNRISE/IMAX+

Others projects: UPMSat-2

 

 

Instrumentación Espacial

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Space Instrumentation

Infrastructure: Instrumentation

Missions: MSL, ExoMars, Insight, Mars2020

Others projects: EuroPlanet, MiniPINS (ESA)

 

 

Geología Planetaria y Atmósferas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Planetary habitability. Mineralogy, geochemistry and geodynamics

Infrastructure: Laboratory

Missions: ExoMars/RLS, Mars2020/MEDA, JUICE, MMX/RAX, DART-Hera

 

 

Biomoléculas en Exploración Planetaria

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Detection of molecular biomarkers by bio-affinity

Infrastructure: Laboratory

Missions: SOLID, IceBreaker, LMC (ExoMars)

 

 

Habitabilidad y Ambientes Extremos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Habitability and Extreme Environments

Infrastructure: Laboratory

Missions: ExoMars, MSL, Mars2020

Others projects: Europlanet

 

 

Medio Interestelar y Circunestelar

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Astrochemistry and interstellar, protoplanetary, lunar and cometary ice analogs

Infrastructure: Laboratory

Missions: JUICE, Rosetta

 

 

Formación y Evolución de Estrellas, Enanas Marrones y Planetas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Formation and Evolution of Stars, Brown Dwarfs and Planets

Observatories-Instruments: CARMENES

 

 

 

Observatorio Virtual

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Scientific exploitation of astronomical archives

Others projects: SVO

 

 

Biomoléculas en superficies

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Biomolecules on surfaces under planetary simulation conditions

Infrastructure: laboratory

Others projects: Planetary Simulation Chamber - PASC

 

 

 

Ingeniería de Sensores Espaciales

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Development of space instrumentation, small satellites and exploration probes

Infrastructure: Instrumentation

Missions: Mars2020, ExoMars2016, ExoMars2022, MetNet

Others projects: MiniPINS (ESA), MarsConnect (INTA)

 

 

 

Magnetismo Espacial

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Magnetometry, planetary magnetic mineralogy and characterization of magnetic signature

Infrastructure: Instrumentation

Missions: ExoMars2022/AMR, Bepi Colombo, Meiga-MetNet

 

 

 

Óptica Espacial

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Instrumentation and research in space optics

Infrastructure: Instrumentation

Missions: ExoMars2022/Raman, MMX/RAX, Rosetta, Bepi C., ExoMars2016/Dreams, Meiga-MetNet, Ariel, Echo, JWST/MIIRI, SO-PHI

 

 

 

Área de Investigación e Instrumentación Atmosférica (AIIA)

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Physical-chemical investigation of the terrestrial and martian atmosphere

Infrastructure: Laboratory

Missions: Mars2020/RDS, Exomars 2022/SIS

 

 

 

   

Laboratorio de Radiación y Meteorología Espacial

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Space radiation environment and effects. Radiation tests. Space meteorology

Infrastructure: Laboratory, Radiation monitors for stratospheric balloons: AIR

Others projectsRADNEXT y HEMERA (H2020)

 

 

 

Instituto de Estructura de la Materia

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Ice lab, infrared spectroscopy, chemistry

Infrastructure: Laboratory

 

 

 

Heliofísica

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Plasma and magnetosphere

Missions: SOHO, Solar Orbiter, Bepi Colombo, Cluster,

 

 

Hielos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Ice on frozen moons (Europa, Ganymede, Callisto, ...)

Missions: JUICE, Cassini-Huygens

 

 

Marte

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Exploration of Mars, surface and atmosphere

Missions: Mars Express, Trace Gas Orbiter, ExoMars

 

 

Mercurio

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Mercury surface spectroscopy

Missions: Bepi Colombo, Messenger

 

 

Pequeños Cuerpos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Asteroids, comets, and cometary dust

Missions: Rosetta, HERA

 

Málaga        

 

Laserlab

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Martian environment and materials analysis laboratory and instrumentation

Infrastructure: Laboratory

Missions: Mars2020/SuperCam

 

La Palma        

     

EuroNear

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Near Earth Asteroids

Others projects: EuroNear

Porto-Lisboa       

 

 

Toward the detection and charaterization of other Earths

Nuno Santos

 

 

Exoplanet research and Solar System Planet atmospheres

Missions: CHEOPS, PLATO, ARIEL, AKATSUKI (JAXA), CASSINI, VENUS EXPRESS

Observatories-Instruments: ESPRESSO@VLT, future NIRPS, SPIROU@CFHT, HIRES@ELT

Others projects: SWEET-Cat

 

 

Instrumentation and systems

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Development of new instrumentation

Infrastructure: Laboratory

Missions: PLATO, CHEOPS, ARIEL

Observatories-Instruments: ESPRESSO@VLT, future NIRPS,  HIRES@ELT, 

 

Tenerife        

 

 

Pequeños Cuerpos del Sistema Solar

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Small bodies and objects close to the ground

Missions: OSIRIS-REx, Gaia, JWST, Euclid, Hera/Dart, CASTALIA, CASTAway, Hayabusa2

Observatories-Instruments: GTC/OSIRIS/EMIR, NOT/ALFOSC, TNG/NICS, INT/IDS,...

Others projects: NEOROCKS, NEO-MAPP, CLASS, PRIMASS,EURONEAR, J-PLUS, J-PASS

 

 

Exoplanetas y Astrobiología

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Exoplanets and astrobiology

Missions: CoRoT, Kepler, K2, CHEOPS, XO, WFC, PLATO, ARIEL, TESS

Observatories-Instruments: CARMENES, GTC / OSIRIS / EMIR / HORUS, WHT / LIRIS, HARPSN, LCOGT, ...

 

 

Área de Instrumentación

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Space instrumentation and telescopes (optical, electronic, mechanical, SW, ...)

Infrastructure: Instrumentation

Missions: Marco Polo-R/THERMAP, Solar Orbiter/SOPHI, Euclid-NISP, PLATO, ISS/IRCAM, ...

Observatories-Instruments: GTC, GREGOR, WHT, VTT, TIP II, SUNRISE/IMaX

Others projects: CTA, NRT, EST, ELT, OPTICON, OGS, TTNN

 

Valencia        

 

 

Centro de Tecnologías Físicas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Ice and solid characterization laboratory

Infrastructure: Laboratory

 

Valladolid        

 

 

Espectroscopía Raman e Infrarroja

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Cosmogeochemistry and Astrobiology with Raman and Infrared Spectroscopy

Infrastructure: Laboratory

Missions: ExoMars/RLS, Mars2020/SuperCam, MMX/RAX

Others projects: H2020-Compet “PTAL” (Planetary Terrestrial Analogue Library)

 

 

 

Atmósferas Planetarias

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Giant planets atmospheres

Missions: Cassini, HST

Observatories-Instruments: PlanetCam

 

Vigo        

 

 

Agrupación Aeroespacial - SpaceLab

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Development of space technology for satellites

Infrastructure: Small satellites

Missions: Comet Interceptor

 

 

 

Astronomía e Astrofísica

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Cultural astronomy, observational astrophysics and databases

Missions: Gaia

 

 

 

Geoquímica Planetaria

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Geochemistry of Mars: modeling, mineralogy, laboratory analogs

Missions: MSL/CheMin

 

Zaragoza        

 

 

Geodinámica Planetaria

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Geomorphology of Mars and planetary geological mapping

 



A comunidade de Ciências Planetárias e Exploração do Sistema Solar é formada por profissionais líderes nas áreas de ciência, engenharia e comunicação. O objetivo comum é aprimorar o conhecimento sobre o sistema solar, desenvolver novas missões de exploração espacial e melhorar a visibilidade junto à sociedade para maior relevância e sensibilidade científica.

Esta comunidade interdisciplinar engloba não apenas pesquisas sobre planetas, luas, anéis, asteróides, cometas e outras características do nosso sistema solar, mas também outros aspectos mais amplos como a astrobiologia, a busca por novos exoplanetas ou a formação e dinâmica de sistemas. planetários.

Na área tecnológica e de engenharia, a nossa comunidade inclui vários laboratórios internacionais de instrumentação de alto nível e representantes da indústria aeroespacial espanhola com presença em praticamente todas as missões das agências espaciais europeia (ESA) e americana (NASA), ambas no desenvolvimento de instrumentação e componentes de voo como na área de segmento de solo, processamento de dados e operações.

Queremos destacar a colaboração dos profissionais de comunicação e divulgação científica como principais elementos da comunidade para garantir a visibilidade das ciências planetárias em todas as áreas da sociedade, desde a presença na mídia até a inclusão em programas da educação em todos os níveis para melhorar o conhecimento das ciências planetárias e a sensibilidade social e institucional.

Um papel importante nesta tarefa corresponde à comunidade amadora, tanto pelo seu trabalho decisivo na divulgação das ciências planetárias por meio da organização de eventos locais e do contato direto com o público, quanto pela sua capacidade de colaboração em projetos do Pro-Am.


Aviso - Pedido de colaboração - O objectivo desta secção é apresentar uma lista, o mais completa possível, dos grupos, colectivos e instituições que, a partir de alguma das áreas acima indicadas, participam no desenvolvimento das ciências planetárias em Espanha e Portugal. Alertamos que o inventário a seguir apresentado pode estar incompleto e que para atingir o objetivo aqui traçado é importante contar com a ajuda de todos aqueles que consideram justificado estar representado neste site, razão pela qual solicitamos a sua colaboração, comunicando as informações relevantes tal fim. Para tanto, disponibilizamos um arquivo/modelo a ser preenchido para que as informações e o conteúdo publicado sejam coerentes e homogêneos.


 

 


Somos Astróbriga, o grupo astronômico de Ciudad Rodrigo.

Temos um sonho: construir o primeiro modelo do sistema solar em três dimensões e em escala na Espanha. Onde? Na região de Ciudad Rodrigo.

Estamos a falar de um sistema solar tão grande que Plutão fará fronteira com Portugal. Estamos falando também de um projeto abrangente, capaz de oferecer alternativas econômicas na área, estimulando a curiosidade intelectual dos jovens e criando novas vocações.

Um projeto que será o orgulho de toda a região.

  • O projeto consiste em estabelecer uma reprodução do sistema solar, em escala, na região de Ciudad Rodrigo.
  • O modelo não será um fim em si mesmo, mas uma ferramenta para a realização de atividades que visem a promoção turística da região e o desenvolvimento de atividades educacionais e de divulgação científica na área.
  • Não só será o primeiro modelo permanente, em três dimensões e à escala em Espanha, mas também será sem dúvida um dos mais ambiciosos e completos do mundo.

 

 

 

O Sol - Com um diâmetro de 4,80m e composto por cerca de 2.000 ponteiros de latão, o Sol estará localizado na Rotunda da Árvore Gorda, e Plutão estará localizado a cerca de 25 quilômetros de distância. Para se ter uma ideia, o diâmetro do Sol da maioria dos modelos em escala de sistemas solares que você pode encontrar no mundo gira entre 1 e 2 metros.

Os planetas e suas luas (15 no total) irão flutuar em monólitos compostos de uma base de aço Corten encimada por um cubo de vidro blindado. Cada elemento do sistema será acompanhado por um pôster informativo e uma sinalização que mostrará onde estão os demais elementos da maquete. Os monólitos serão equipados com sistema de iluminação interna que permitirá que você visite o sistema à noite.

 

Um projeto com vocação pedagógica

A educação é um dos elementos prioritários do projeto. Na verdade, vários professores estão ativamente envolvidos no projeto. Nesse contexto, estão sendo desenvolvidas ferramentas didáticas que poderão ser utilizadas pelos centros educacionais, relacionando a astronomia com outras disciplinas como física, matemática, artes visuais, biologia, história, etc ... Três centros educacionais da região apoiam oficialmente o projeto: o IES Fray Diego Tadeo, CEIP Miróbriga e IESO Las Batuecas (La Alberca). Além disso, a Associação de Guias de Turismo de Ciudad Rodrigo proporá visitas específicas para centros educacionais.

 

 

Apoio da comunidade científica

Astróbriga conta com o valioso apoio de Javier Rodriguez-Pacheco Martín (Universidad de Alcalá), Antonia Varela, (investigadora del Instituto de Astrofísica de Canarias y directora de la Fundación Starlight, Sebastián Sánchez Prieto (Universidad de Alcalá), Fernando Buitrago (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço de Lisboa), bel como Laura Delgado Martín, Diego Corrochano Fernández, Pablo Herrero Teijón, Santiago Andrés Sánchez y Camilo Ruiz Méndez, todos membros do Departamento de Didáctica de la Matemática y de las Ciencias Experimentales de la Universidad de Salamanca Eles também expressaram sua vontade de fazer um trabalho de divulgação dentro da estrutura do projeto.

Apoio de outras instituições

Também contamos com o apoio do Museo de Ciencias de Valladolid, da Federación Asociaciones Astronómicas de España, da Revista Astronomía, da Fundación Starlight, bel como da Asociación para la Enseñanza de la Astronomía, da Organización Salmantina de Astronáutica y del Espacio ou da Asociación Estudiantil de Astronomía Supernova.  Além da Comissão de Patrimônio da Província de Salamanca, el Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, FECYT, GMVe uma variedade de empresas locais e privadas e empresas que você pode aderir.


Planetary Virtual Observatory and Laboratory
Base de datos de imágenes planetarias gestionada por el Grupo de ciencias Planetarias (UPV-EHU)
http://pvol2.ehu.eus/pvol2/

Sociedad de Observadores de Meteoros y Cometas de España
https://www.somyce.org/

Observadores Cometas
Grupo de Yahoo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
http://www.observadores-cometas.com/index.htm

Red de Investigación sobre Bólidos y Meteoritos
http://www.spmn.uji.es/
 
Red de Detección de Bólidos y Meteoros de la Universidad de Málaga y la Sociedad Malagueña de Astronomía.