Professional

Community

Planetary Sciences

in Spain and Portugal

Scientific

Conferences

Amateur

Community

Outreach

Activities

Facilities

Ground Based Telescopes

Networking

Hub Activities

Members

Europlanet Society

Industry

& Stakeholders

Join

Europlanet Society

O Sistema Solar - Um modelo em escala em Ciudad Rodrigo


Somos Astróbriga, o grupo astronômico de Ciudad Rodrigo.

Temos um sonho: construir o primeiro modelo do sistema solar em três dimensões e em escala na Espanha. Onde? Na região de Ciudad Rodrigo.

Estamos a falar de um sistema solar tão grande que Plutão fará fronteira com Portugal. Estamos falando também de um projeto abrangente, capaz de oferecer alternativas econômicas na área, estimulando a curiosidade intelectual dos jovens e criando novas vocações.

Um projeto que será o orgulho de toda a região.

  • O projeto consiste em estabelecer uma reprodução do sistema solar, em escala, na região de Ciudad Rodrigo.
  • O modelo não será um fim em si mesmo, mas uma ferramenta para a realização de atividades que visem a promoção turística da região e o desenvolvimento de atividades educacionais e de divulgação científica na área.
  • Não só será o primeiro modelo permanente, em três dimensões e à escala em Espanha, mas também será sem dúvida um dos mais ambiciosos e completos do mundo.

 

 

 

O Sol - Com um diâmetro de 4,80m e composto por cerca de 2.000 ponteiros de latão, o Sol estará localizado na Rotunda da Árvore Gorda, e Plutão estará localizado a cerca de 25 quilômetros de distância. Para se ter uma ideia, o diâmetro do Sol da maioria dos modelos em escala de sistemas solares que você pode encontrar no mundo gira entre 1 e 2 metros.

Os planetas e suas luas (15 no total) irão flutuar em monólitos compostos de uma base de aço Corten encimada por um cubo de vidro blindado. Cada elemento do sistema será acompanhado por um pôster informativo e uma sinalização que mostrará onde estão os demais elementos da maquete. Os monólitos serão equipados com sistema de iluminação interna que permitirá que você visite o sistema à noite.

 

Um projeto com vocação pedagógica

A educação é um dos elementos prioritários do projeto. Na verdade, vários professores estão ativamente envolvidos no projeto. Nesse contexto, estão sendo desenvolvidas ferramentas didáticas que poderão ser utilizadas pelos centros educacionais, relacionando a astronomia com outras disciplinas como física, matemática, artes visuais, biologia, história, etc ... Três centros educacionais da região apoiam oficialmente o projeto: o IES Fray Diego Tadeo, CEIP Miróbriga e IESO Las Batuecas (La Alberca). Além disso, a Associação de Guias de Turismo de Ciudad Rodrigo proporá visitas específicas para centros educacionais.

 

 

Apoio da comunidade científica

Astróbriga conta com o valioso apoio de Javier Rodriguez-Pacheco Martín (Universidad de Alcalá), Antonia Varela, (investigadora del Instituto de Astrofísica de Canarias y directora de la Fundación Starlight, Sebastián Sánchez Prieto (Universidad de Alcalá), Fernando Buitrago (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço de Lisboa), bel como Laura Delgado Martín, Diego Corrochano Fernández, Pablo Herrero Teijón, Santiago Andrés Sánchez y Camilo Ruiz Méndez, todos membros do Departamento de Didáctica de la Matemática y de las Ciencias Experimentales de la Universidad de Salamanca Eles também expressaram sua vontade de fazer um trabalho de divulgação dentro da estrutura do projeto.

Apoio de outras instituições

Também contamos com o apoio do Museo de Ciencias de Valladolid, da Federación Asociaciones Astronómicas de España, da Revista Astronomía, da Fundación Starlight, bel como da Asociación para la Enseñanza de la Astronomía, da Organización Salmantina de Astronáutica y del Espacio ou da Asociación Estudiantil de Astronomía Supernova.  Além da Comissão de Patrimônio da Província de Salamanca, el Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, FECYT, GMVe uma variedade de empresas locais e privadas e empresas que você pode aderir.