Panetary Sciences

in Spain and Portugal

Scientific

Conferences

Outreach

Activities

Members

Europlanet Society

Join

Europlanet Society

Professional

Community

Facilities

Ground Based Telescopes

Space

Exploration

Networking

Hub Activities

Industry

& Stakeholders

Rede Europlanet de Telescópios


As observações baseadas na Terra desempenham um papel importante no estudo de planetas, asteróides e cometas. Muitos alvos científicos planetários são relativamente próximos e brilhantes em comparação com outros alvos astronômicos, mas o resultado científico de sua observação requer monitoramento de longo prazo (por exemplo, atividade atmosférica de planetas no sistema solar) ou sincronização. muito preciso, (por exemplo, asteróides e cometas). Esta combinação de características produz um conjunto único de desafios, pois importa tanto onde na Terra é observada e precisamente quando. No entanto, telescópios relativamente pequenos podem produzir ciência de classe mundial.

Europlanet 2024 RI organiza a cooperação de uma rede de pequenos telescópios para facilitar e coordenar campanhas de observação relacionadas com diferentes tópicos da ciência planetária. Ele alertará as instalações apropriadas sobre as oportunidades e garantirá que observadores adequadamente treinados estejam disponíveis.

Os principais objetivos desta campanha são:

  • Coordene uma rede de pequenas instalações de telescópio (diâmetros de telescópio em torno de 0,6-1,7 m) para reagir de forma rápida e eficaz aos alertas de observação.
  • Coordenar campanhas de observação profissional e amadora de longo prazo e observações temporais de objetos do Sistema Solar, ampliando a participação de astrônomos amadores na ciência planetária.
  • Treine e apóie astrônomos amadores e integre-os à comunidade científica planetária.
  • Garantir que os dados de observação de pequenas instalações de telescópio estejam disponíveis através do VESPA.
  • Integrar a rede às atividades da Europlanet 2024 RI, da Europlanet Society e da comunidade mais ampla de ciências planetárias na Europa e além.

programa 'Acesso a Telescópios' está vinculado à Astronomia do Sistema Solar (excluindo física solar) mais exoplanetas e contempla a participação de grupos que normalmente não têm acesso a estes telescópios, como astrônomos amadores e alunos de doutorado, sem minando usuários mais experientes. O sistema de candidatura será anónimo, (os avaliadores não saberão quem está a solicitar o tempo, apenas a sua proposta), e será feito pelo método simplificado, facilitando assim a participação dos amadores.

-- Formulário de Solicitação.   O prazo para apresentação das candidaturas vai de 1 de junho de 2020 a 30 de junho de 2023. Mais informações sobre os processos de avaliação e seleção de propostas, aquí.

A Europlanet não participará no processo de seleção de propostas ou obtenção de tempo de observação, mas providenciará fundos para poder assistir às observações, bem como arcar com os custos associados ao tempo de observação. Se nem todas as aplicações puderem ser suportadas, aquelas que tenham conexões com a comunidade profissional e / ou representem novas colaborações entre grupos amadores serão promovidas.

Do Nodo Ibérico da Europlanet, (Espanha e Portugal), queremos promover a participação da comunidade ibérica. Se necessitar de ajuda para orientar ideias ou facilitar colaborações, pode contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., do Nodo Ibérico, ou também Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. da Direcção Executiva, ou por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Entre os telescópios disponíveis, (mais de vinte aos quais outros serão acrescentados), estão o 1,2 m de Calar Alto, o IAC80, os telescópios do Observatório Las Cumbres, incluindo o de 2,0 m, o dinamarquês a 1,54 m de La Silla (Chile), e muitos outros da Europa Central e Oriental.