Space

Exploration

Members

Europlanet Society

Facilities

Ground Based Telescopes

Outreach

Activities

Amateur

Community

Scientific

Conferences

Industry

& Stakeholders

Networking

Hub Activities

Planetary Sciences

in Spain and Portugal

Join

Europlanet Society

Workshop ETN



No dia 15 de maio, aconteceu o workshop virtual sobre a Rede de Telescópios Europlanet (ETN) e o acesso à rede por astrônomos amadores. O workshop foi organizado conjuntamente pela Europlanet 2024 RI, o Nodo Regional da Sociedade Europlanet de Espanha e Portugal, a Sociedade Espanhola de Astronomia (SEA) e a Federação das Associações Astronómicas de Espanha (FAAE) com a colaboração adicional do Observatório de Calar Alto na Espanha. O workshop contou com a participação ativa de cerca de 70 pessoas da Espanha, Portugal, França e também da América Latina.
 
As sessões de informação, divulgação, workshop de escrita de aplicação e colóquios foram completados com uma noite de observação remota ao vivo com um dos telescópios ETN, o telescópio de 1,23m do observatório Calar Alto, durante o qual foram realizadas as observações de dois cometas, (C2021A1 e C2017K2) , o trânsito do exoplaneta WASP-14b e Saturno e seus satélites, cobrindo exemplos de diferentes tópicos abertos ao programa ETN no âmbito do Pro-Am.
 
 
(1) - Arquivo ZIP. Se você tiver problemas com o download direto, clique com o botão direito do mouse e selecione 'baixar arquivo vinculado'.
 

Saturno e luas. Disparo único de 0,01 seg. próximo ao nascer do sol em 16/05/2021 às 04:08:21 (UT)  

 
 
Sessões gravadas

 

Durante o desenvolvimento da sessão noturna, com objetivos de observação previamente propostos por alguns dos participantes, foram apresentados os dados brutos, (sem calibração), à medida que iam sendo gerados, o que, para além do seu indiscutível carácter formativo e didáctico, fez com que esta sessão prática é muito mais divertida e destaca o potencial do uso de telescópios, que geralmente não estão disponíveis para astrônomos amadores, quando se tornam acessíveis a eles.

Muitos astrônomos amadores com vasta experiência em análise de dados astronômicos e observações podem fazer contribuições valiosas para as colaborações do Pro-Am a partir de telescópios na rede ETN.

 

   

Trânsito do exoplaneta WASP-14b. Imagens (não calibradas) tratadas com FotoDif por Mercè Correa (Sabadell Astronomical Association).

  

 

 

Astrometria do cometa C / 2021A1, feita a partir de uma das imagens durante a sessão ao vivo de Arnaud Leroy (Société Astronomique de France (SAF), Uranoscope de l'Ile de France).

 
No entanto, uma das dificuldades que podem encontrar é pouca ou nenhuma experiência nas sutilezas de redigir propostas de acesso a esses recursos. O principal objectivo deste workshop tem sido o de contrariar esta desvantagem e a ela dedicou a segunda das suas sessões, onde se analisou a informação pública das propostas aprovadas até ao momento e se encontraram exemplos de estudos que podem ser realizados por adeptos. com os telescópios da rede, destacando a contribuição científica dessas observações. Do mesmo modo, foram explicados detalhadamente tanto o concurso público como o formulário de candidatura a financiamento e as informações que nele devem constar de acordo com a abordagem adequada para serem aceites.
 
 
Um bom exemplo das possibilidades do projeto são os resultados obtidos durante a sessão prática com o telescópio Calar Alto, (na foto acima).
 
Cometas C / 2017K2 (esquerda) e C / 2021A1 (direita). Dados analisados ​​por Ramón Navés e Montse Campàs, (Obs. Montcabrer-MPC 213). As imagens empilham 25 e 21 exposições de 2 minutos respectivamente, tiradas na noite de 16/05/2021 com o 1.23m e o CCD DLR-MKIII da Calar Alto durante o workshop. As caixas coloridas representam as isofotos em ambos os casos.
 
 
 
 
 Trânsito do exoplaneta WASP-14b baseado em exposições de 2 segundos com filtro I. Dados analisados ​​e calibrados por Mercè Correa, Ramón Navés e Montse Campàs com o software Hops do projeto ExoClock das 1.189 fotos tiradas durante o workshop.