Scientific

Conferences

Outreach

Activities

Space

Exploration

Members

Europlanet Society

Amateur

Community

Facilities

Ground Based Telescopes

Industry

& Stakeholders

Join

Europlanet Society

Networking

Hub Activities

Panetary Sciences

in Spain and Portugal

Conjunção Júpiter-Saturno - 21 de dezembro


Caros observadores:

Durante esses dias no final do ano, um evento astronômico único está ocorrendo com a grande conjunção dos planetas Júpiter e Saturno que alcançará uma distância relativa de pouco mais de 6 minutos de arco na noite de 21 de dezembro. Esta conjunção planetária muito próxima não ocorre com esta proximidade desde 1623 e a próxima conjunção comparável será em 2080. Mesmo com um modesto telescópio, será possível ver os dois planetas, os anéis de Saturno e os satélites principais de ambos os planetas em o mesmo campo visual. Como você sabe, ambos os planetas estão baixos em nossos céus noturnos a uma altura máxima de menos de 30º e são visíveis no início da noite para o oeste.

A partir do nó hispano-português da Europlanet Society, da Spanish Astronomy Society, da Federação das Associações Astronómicas de Espanha e dos Astrónomos sem Fronteiras, estamos a organizar um conjunto de actividades para celebrar este acontecimento astronómico e o prazer da observação nocturna. Pensamos que a visão conjunta de Júpiter e Saturno é uma imagem inspiradora, um verdadeiro encontro de gigantes capazes de levantar o olhar para o céu. Gostaríamos muito de ter sua observação de ambos os planetas. Quer seja um adepto da astrofotografia de céu profundo, ou se prefere a fotografia planetária ou mesmo as paisagens nocturnas, convidamo-lo a observar estes planetas durante as próximas noites e a enviar-nos as suas observações para a galeria de fotos que estamos a preparar.

As atividades deste encontro de gigantes estão disponíveis aqui e incluem eventos a divulgar na internet, retransmissão da conjunção por diferentes telescópios em dias chave e uma galeria de imagens que esperamos poder encher de conteúdos graças à vossa colaboração.

Estamos especialmente interessados ​​em fotografias que mostram a conjunção em datas diferentes conforme os dois planetas se aproximam gradualmente um do outro até que terminem com apenas 6 minutos de intervalo em 21 de dezembro para se afastar progressivamente a partir de então. Se deseja enviar-nos as suas imagens, por favor, envie as suas fotografias para Joaquin Alvaro <Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.> juntamente com o seu nome. As imagens estarão disponíveis neste site e se forem numerosas faremos uma galeria completa e uma galeria das imagens selecionadas.

Uma saudação cordial.

Miguel Ángel López Valverde, Joaquín Álvaro y Ricardo Hueso Alonso (Sociedad Europlanet)
Blanca Troughton (Federación de Asociaciones Astronómicas de España)
Iñaki Ordóñez-Etxeberria (Sociedad Española de Astronomía)
Victoriano Canales Cerdá (Astronomers without Borders)
Ana Ulla (Sociedad Española de Astronomía)
Amelia Ortiz Gil (Nodo de divulgación de la Unión Astronómica Internacional)