Space

Exploration

Scientific

Conferences

Networking

Hub Activities

Amateur

Community

Facilities

Ground Based Telescopes

Planetary Sciences

in Spain and Portugal

Join

Europlanet Society

Outreach

Activities

Members

Europlanet Society

Professional

Community

Conjunção Júpiter-Saturno - 21 de dezembro


Caros observadores:

Durante esses dias no final do ano, um evento astronômico único está ocorrendo com a grande conjunção dos planetas Júpiter e Saturno que alcançará uma distância relativa de pouco mais de 6 minutos de arco na noite de 21 de dezembro. Esta conjunção planetária muito próxima não ocorre com esta proximidade desde 1623 e a próxima conjunção comparável será em 2080. Mesmo com um modesto telescópio, será possível ver os dois planetas, os anéis de Saturno e os satélites principais de ambos os planetas em o mesmo campo visual. Como você sabe, ambos os planetas estão baixos em nossos céus noturnos a uma altura máxima de menos de 30º e são visíveis no início da noite para o oeste.

A partir do nó hispano-português da Europlanet Society, da Spanish Astronomy Society, da Federação das Associações Astronómicas de Espanha e dos Astrónomos sem Fronteiras, estamos a organizar um conjunto de actividades para celebrar este acontecimento astronómico e o prazer da observação nocturna. Pensamos que a visão conjunta de Júpiter e Saturno é uma imagem inspiradora, um verdadeiro encontro de gigantes capazes de levantar o olhar para o céu. Gostaríamos muito de ter sua observação de ambos os planetas. Quer seja um adepto da astrofotografia de céu profundo, ou se prefere a fotografia planetária ou mesmo as paisagens nocturnas, convidamo-lo a observar estes planetas durante as próximas noites e a enviar-nos as suas observações para a galeria de fotos que estamos a preparar.

As atividades deste encontro de gigantes estão disponíveis aqui e incluem eventos a divulgar na internet, retransmissão da conjunção por diferentes telescópios em dias chave e uma galeria de imagens que esperamos poder encher de conteúdos graças à vossa colaboração.

Estamos especialmente interessados ​​em fotografias que mostram a conjunção em datas diferentes conforme os dois planetas se aproximam gradualmente um do outro até que terminem com apenas 6 minutos de intervalo em 21 de dezembro para se afastar progressivamente a partir de então. Se deseja enviar-nos as suas imagens, por favor, envie as suas fotografias para Joaquin Alvaro <Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.> juntamente com o seu nome. As imagens estarão disponíveis neste site e se forem numerosas faremos uma galeria completa e uma galeria das imagens selecionadas.

Uma saudação cordial.

Miguel Ángel López Valverde, Joaquín Álvaro y Ricardo Hueso Alonso (Sociedad Europlanet)
Blanca Troughton (Federación de Asociaciones Astronómicas de España)
Iñaki Ordóñez-Etxeberria (Sociedad Española de Astronomía)
Victoriano Canales Cerdá (Astronomers without Borders)
Ana Ulla (Sociedad Española de Astronomía)
Amelia Ortiz Gil (Nodo de divulgación de la Unión Astronómica Internacional)